Cyndi Lauper - Change of Heart... batida perfeita!
A Espera
(Edson Aran – do site do Aran)
A vida é uma longa sequência de esperas
Na vida, tudo é espera. Você espera nove meses pra nascer e o resto da vida esperando morrer. Mas se você fosse imortal seria pior, acredite. Imagine passar a eternidade esperando que alguma coisa aconteça. Chato demais. É por isso que imortais vivem inventando moda: decepam as cabeças uns dos outros ou saem por aí chupando pessoas até serem transpassados por uma estaca dura e pontuda. Imortal é tudo esquisitão.
Existir é esperar. Alguns esperam o ônibus, outros esperam o trem. Há quem espere dias melhores. Outros esperam aumento no ano que vem. Tem gente que espera sentada pra não ficar cansada. E tem gente que espera andando em círculos, já que não consegue ficar parada.
O homem é um esperador juramentado. Se está numa festa, por exemplo, ele espera a noite inteira até uma gostosa dar mole. E quando a moça finalmente cai na conversa, ele passa o tempo todo pensando "será que ela vai dar?". Se tudo correr bem, ele arrasta a moça pra cama, mas ainda não pode relaxar, pois tem que esperar a vadia gozar. É de lascar!
Principalmente por que, para a mulher, o tempo é uma abstração acadêmica. Faça o teste você também. Coloque uma mulher diante de um espelho com várias roupas ao lado para que ela possa fazer combinações. Você vai ficar puto da vida, vai olhar 1.353 vezes pro relógio e confirmar que esperou durante uma hora e trinta e sete minutos. Para ela, no entanto, foram apenas cinco segundos – ou até menos, já que o tempo da maquiagem não conta.
Mas é assim mesmo: tudo no universo é espera. Passamos trilhões de anos esperando o planeta esfriar e outros bilhões nadando na sopa primordial até aparecer alguém com coragem suficiente para pisar na terra firme e dizer "Pode vir que dá pé!" Depois, acuados por predadores, subimos numa árvore e esperamos outros milhões de anos para descer. Aí nos entocamos em cavernas e esperamos a era do gelo derreter. Foi preciso a caça acabar pra gente jogar sementes no chão e esperar a coisa brotar. E olha que tudo isso aconteceu antes da história começar, já que ela teve de esperar a pré-história acabar.
Quando finalmente viramos civilizados, tudo o que fazíamos era vigiar os portões e esperar os bárbaros. Em Tróia se esperavam os gregos. Em Roma se esperavam os godos. No teatro se esperava Godot e no cinema se esperava Godard.
A espera é uma eterna apreensão. E se ela não vier? Será que ela achou coisa melhor pra fazer? Perdeu o endereço? Ou não perdeu, mas deu pra pensar que eu não mereço? É, meu velho: quem espera, paga o preço. Apesar de tudo, todo mundo fica na espera. Pois é da espera que surge a esperança. E só uma coisa é certa: quem espera sempre cansa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
se quiser, deixe uma idéia.