Hoje é o Dia de Santa Cecília - padroeira dos músicos. Por sermos um País predominantemente "católico", não poderia deixar de fazer o link!
Em homenagem a essas pessoas que admiro e sou completamente apaixonada, escolhi esse artigo bacaninha e pra fechar com a "a minha cara" - um vídeo que envolve teatro e muito bom humor.
O Primeiro Músico
Provavelmente, já todos se depararam com a questão "quem foi o primeiro músico conhecido?", ou pelo menos assim eu acredito (porque se fui só eu a pensar nisto, provavelmente devia consultar um psicólogo...).
O ser humano tem um certo fascínio pelo som. Basta pensar que mesmo em bebés, gostamos de atirar coisas ao chão só para ouvir o barulho que faz ou de agitar uma roca para escutar o som produzido. Provavelmente a música tem a idade do homem moderno (50 mil anos!) e a primeira música surgiu em África, o continente-mãe do ser humano.
Claro que é de todo impossível saber quem criou a "música nº1", todavia, deverá ser possível descobrir quem foi o primeiro músico conhecido. Fazendo alguma pesquisa, encontram-se várias respostas a esta questão.
Um dos nomes que surge é o de Terpander , um poeta grego que viveu na primeira metade do século VII A.C. Provavelmente, foi ele o fundador da música clássica grega, mas esta informação é incerta, já que não existem registos de músicas por ele criadas.
Para encontrar o primeiro caso de um músico cujas obras permaneceram até aos dias hoje temos de avançar até finais do século XII D.C. Seu nome é Léonin (1135-1201) e é o primeiro compositor com relevância de Organum Polifónico (estilo de música desenvolvido entre os séculos IX e XIII na Europa Ocidental). Foi este compositor (provavelmente) francês que escreveu o Magnus Liber , o "grande livro" do Organum e a música dele chegou até aos dias de hoje (pesquisem no youtube e vão encontrar!).
Porém, existem ainda muitas incertezas sobre este compositor, já que as todas estas atribuições lhe foram feitas por terceiros após a sua morte. Surge então outro nome de grande relevo: Pérotin . Léonin-Pérotin estão para a música medieval como Sócrates-Platão estão para a Filosofia: foi Pérotin, o discípulo, que melhorou e foi responsável pela expansão do trabalho que se acredita ser de Léonin, o mestre.
Bem, sumariando, a verdade, é que é difícil saber a verdade. A única certeza que podemos ter é que a música nasceu com o homem e há-de morrer com ele!
Artigo escrito por pedradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
se quiser, deixe uma idéia.